top of page

Original uploader was Grahams Child at en.wikipedia. Later versions were uploaded by Jrockley at en.wikipedia. Image uploaded in Commons by Maderibeyza and translated from English to Portuguese by Mateus Hidalgo. - Endo dysfunction Athero.PNG

É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento nos termos da licença GNU Free Documentation License, Versão 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation; sem Seções Invariantes, sem textos de Capa e sem textos de Contra-Capa. É incluída uma cópia da licença na seção intitulada GNU Free Documentation License.

Ateroma

Angioplastia com implante de stent

Ponte de safena

Insuficiencia Coronariana

 

O que é a doença arterial coronariana?

 

A doença arterial coronariana é responsavel por 1 em cada 5 mortes nos Estados Unidos. Cerca de metade dos homens e um terço das mulheres nos EUA irá desenvolver doença coronária durante sua vida. Pessoas com doença arterial coronariana estão em maior risco de angina (dor no peito), um ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca congestiva . 

 

A doença cardíaca coronária é caracterizada pela acumulação de depósitos de gordura ao longo da camada mais interior das artérias coronárias. 

Os depósitos de gordura podem se desenvolver na infância e continuar a engrossar e ampliar ao longo da vida. Este espessamento, chamado aterosclerose, estreita as artérias e pode diminuir ou bloquear o fluxo de sangue para o coração.

Quase 13 milhões de americanos sofrem de DAC - o assassino número um de homens e mulheres em todo o mundo. 

 

Doença coronariana também é conhecida como:

·     A doença arterial coronariana (DAC)

·     A doença cardíaca coronária 

·     A doença coronária aterosclerótica 

·     Aterosclerose ou arteriosclerose (que pode ocorrer em outras arterias do corpo)

 

   

 

Quais são as artérias coronárias?

 

As artérias coronárias fornecem sangue ao músculo cardíaco. Como todos os outros tecidos do corpo, o músculo cardíaco precisa de sangue rico em oxigênio para funcionar, e o sangue pobre em oxigênio deve ser levado de volta ao pulmão. 

As duas principais artérias coronárias são as artérias coronárias esquerda e direita. 

A artéria coronária esquerda (ACE), que se divide, na maioria das vezes, em artéria descendente anterior (DA) esquerda e o ramo circunflexo (Cx), são responsaveis pelo suprimento de sangue para o ventrículo  e átrio esquerdo, principalmente.

A arteria coronária direita (ACD) responde principalmente pelo aporte de sangue ao miocardio (musculo do coração) do ventriculo direito e atrio direito.

 

 

 

Por que são as artérias coronárias importante?

 

Uma vez que as artérias coronárias fornecem sangue ao músculo do coração, qualquer distúrbio ou doença da artéria coronária pode ter implicações sérias por redução do fluxo de oxigénio e nutrientes ao coração, o que pode conduzir a um ataque cardíaco e possivelmente a morte. 

A aterosclerose (uma acumulação de placa de lipidios e calcio) no revestimento interno de uma artéria, limitando ou bloqueando a circulação do sangue, é a forma mais comum de doença arterial coronariana.

 

 

O tratamento para a Doença Arterial Coronariana:

 

O tratamento da doença arterial coronariana  se desenvolve em duas vertentes terapêuticas: 

- O tratamento clinico, isto é, o tratamento com o uso de drogas com efeitos benéficos no combate a doença aterosclerótica e suas consequências.

- O tratamento intervencionista que pode ser através de cirurgia a "céu aberto", isto é, com abertura do tórax para abordar o coração ou através de procedimentos conduzidos na sala de hemodinâmica como a angioplastia coronariana e o implante de stents.

 

O tratamento específico será determinada pelo seu médico baseado em:

·   Sua idade, saúde geral, e história médica 

·   Extensão da doença 

·   Sua tolerância para medicamentos, procedimentos ou terapias específicas 

·     As expectativas para o curso da doença 

·     Sua opinião ou preferência 

 

O tratamento pode incluir:

  - Controlar fatores de risco (a forma mais eficaz para parar a progressão da Doença Arterial Coronariana) 

  - Mudando para uma dieta de baixa gordura 

  - Perder peso (se sobrepeso) 

  - Estabelecer e manter um programa de exercícios adequado 

  - Parar de fumar 

  - Controle de açúcar no sangue se diabético 

  - Medicação

  - Intervenção coronária percutânea (ICP)

  -  Revascularização do miocárdio (CRM)

  -  Revascularização coronária híbrida

 

CLÍNICA CARDIOLÓGICA

DR. WERTHER J. VERVLOET

Av. Paulista - Conjunto Nacional

bottom of page