top of page

Sistema de geração e condução do estímulo elétrico do coração

Marcapasso Cardíaco

Arritmias Cardíacas

 

O que é Arritmia?

Uma arritmia é um ritmo cardíaco anormal causado por uma interrupção ou irregularidade dos sinais elétricos que controlam os batimentos cardíacos. Isto pode resultar em um ritmo que é:

·     Muito rápido

·     Muito devagar

·     Descoordenado    

 

Os sintomas de arritmia:

Existem diversos tipos de arritmias, e muitos fatores que provocam arritmias. Por essa razão, os sintomas podem variar consideravelmente, e alguns pacientes podem não apresentar sintomas. 

Como sintomas mais comuns temos:

·     Palpitações (a sensação de coração pulou bate ou corridas)

·     A sensação de vibração ou desconforto no peito

·     Pulsando em seu peito

·     Falta de ar

 

Os pacientes com uma arritmia, isto é, com batimentos cardíacos anormais, podem manifestar uma grande variedade de sintomas. Alguns outros não manifestam quaisquer sintomas.

Quando os sintomas se fazem presente, eles podem incluir:

·     Palpitações

·     A sensação de desconforto no peito

·     Pulsando em seu peito

·     Falta de ar

·     Ansiedade

·     Cansaço ou fadiga

·     Dor no peito

·     A tontura ou vertigem

·     Desmaio

·     Sensação de rubor

 

 

Eu tenho uma arritmia?

Se você sentir qualquer dor no peito inexplicável ou desconforto, marque uma consulta com o cardiologista. Um médico experiente pode avaliar seus sintomas e recomendar testes de diagnóstico para confirmar uma arritmia. Às vezes, os pacientes não sentem quaisquer sintomas, e os médicos acabam por diagnosticar a arritmia durante os exames de rotina.

 

 

 

Causas de arritmia:

As causas subjacentes da arritmia podem variar amplamente. Às vezes nós não podemos diagnosticar a causa, mas ainda podemos proporcionar um tratamento eficaz.

Eles podem incluir:

·         Gatilhos

·         Doenças cardíacas

·         Condições Médicas diversas

 

Gatilhos que desencadeiam ou disparam uma:

Arritmias não precisam necessariamente de algum tipo de condição interna, como doença cardíaca, para dispará-las. Na verdade, arritmias podem muitas vezes resultar de causas não determinadas no dia a dia. Na maioria dos casos, não é possível identificar os gatilhos que disparam a arritmia. Exemplos de gatilhos incluem:

Os estimulantes que podem causar batimentos cardíacos prematuros e irregulares

·     Tabagistas

·     A cocaína, anfetaminas ou super dosagens de  medicamentos

·     Cafeína

 

Outros gatilhos:

·     Estresse emocional forte ou raiva fazem com que seu coração  trabalhe mais, aumentam a pressão arterial e liberam hormônios do estresse que podem levar a arritmias.

·     Consumo excessivo de álcool pode diminuir a função do coração ao longo do tempo e pode desencadear impulsos elétricos erráticos no coração.

·     A desidratação, que resulta na diminuição do volume de sangue que retorna ao coração,  também pode causar desequilíbrios de eletrólitos no sangue (por exemplo, níveis baixos de sódio ou de potássio): baixos ou altos níveis de eletrólitos pode afetar os impulsos eléctricos do coração.

·     Falta de sono, distúrbios do sono ou apneia do sono.

·     Padrões de sono anormais e falta de sono estão associados com o início da arritmia. Frequentemente arritmias têm sido associadas com apneia do sono. O aumento de arritmias atriais, como fibrilação atrial ou flutter atrial, pode estar associada com apneia do sono. O tratamento da apnéia do sono pode melhorar essas arritmias em alguns casos.

·     A combinação de exaustão física e emocional pode se constituir em uma causa bastante comum de arritmias.

·     O refluxo gastroesofágico tem sido associada com fibrilação, batimentos prematuros  e arritmias ventriculares ou situações mais prolongadas, tais como a fibrilação atrial. Tratamento de refluxo gastroesofágico pode diminuir a ocorrencia destas arritmias.

 

Doenças cardíacas:

Existem muitos tipos de doenças cardíacas que podem contribuir para o desenvolvimento de uma arritmia, incluindo:

·         Cardiomiopatia

·         Enfarte do miocárdio

·         Doença cardíaca valvular

·         Doenças cardíacas genéticas: Os pacientes podem ter doenças cardíacas genéticas ou hereditárias que causam arritmias. Algumas destas condições pode ser causada por uma mutação genética e não ser hereditária. QT longo , síndrome de Brugada , cardiomiopatia hipertrófica (CMH), displasia arritmogênica do ventrículo direito (DAVD)  e cardiomiopatia dilatada familiar , são exemplos de patologias herdadas ou doenças cardíacas familiares associados com arritmias. Com o advento das descobertas genéticas e pesquisas, mais se aprende sobre arritmias de origens genéticas.

 

Condições Médicas:

Condições não diretamente relacionados com o coração também pode afetar a função deste e causar arritmias. Tais condições médicas podem incluir:

·     A pressão arterial elevada (hipertensão)

·     Diabetes

·     Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo  

·     Sarcoidose que afeta o coração

 

Tipos de arritmia:

Assim como existem muitas causas potenciais subjacentes de arritmia, também existem alguns tipos diferentes de arritmia. Alguns dos tipos mais comuns de são:

·     Fibrilação atrial

·     Flutter atrial

·     Bradicardia

·     Taquicardias supraventriculares

 

 

Diagnóstico de arritmia:

O cardiologista usa ferramentas avançadas de diagnóstico para esclarecer a sua arritmia. Estes especialistas em coração colaboram para fornecer um diagnóstico preciso para se planejar uma abordagem mais eficaz de tratamento. Os procedimentos de diagnóstico incluem:

·     Eletrocardiograma (ECG)

·     Estudo eletrofisiológico

·     A ressonância magnética cardíaca (RM)

 

 

O tratamento da arritmia:

Pode-se  utilizar as terapias cirúrgicas e não cirúrgicas para tratar a arritmia. Assim que se confirme o diagnóstico, deve-se então, determinar o tratamento mais eficaz para o paciente. Os tratamentos podem variar na forma de se controlar ou se corrigir a arritmia. Alguns dos tratamentos mais comuns são:

·     Cirurgia para arritmia

·     Os agentes antiarrítmicos

·     Ablação

·     Marcapasso Cardíaco

 

CLÍNICA CARDIOLÓGICA

DR. WERTHER J. VERVLOET

Av. Paulista - Conjunto Nacional

bottom of page